segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mais uma super resenha!

Direto do blog O Capítulo do Livro, de Tiago de Souza Pereira


"O silêncio das mariposas" é mais um livro nacional para apresentar a vocês n'O Nacional é de Segunda em parceria com o autor.

"O silêncio das mariposas", escrito por juliano Schiavo, narra as angústias de um vampiro. Sim, o livro fala sobre vampiros, embora não haja muitos, angústias e dores. Mas o que o diferencia da temática vampírica teen desses tempos é que no lugar do açúcar há pimenta. E muita pimenta!

Narrado em primeira pessoa, nosso personagem Sem Nome e Sem Sexo começa nos falando de sua infância e de como descobrira tão cedo algumas lições. Uma delas é quando recebe um presente completamente inútil para uma criança. Sua lição é de que devemos ser falsos.


"Por que as pessoas falam que a sinceridade é a coisa mais bonita, mas nos ensinam que às vezes é necessário usar de falsidade, da hipocrisia e se esconder em inverdades, sempre agradecendo com um sorriso?"


Então, na adolescência, nosso personagem descobre que a beleza pode abrir muitas portas. É, também, quando começa a sentir seus primeiros impulsos sexuais ao admirar dois belos modelos fotográficos que lhe ficariam na memória por muito tempo. Uma das metáforas mais utilizadas pelo autor então surge após o personagem sofrer um acidente de bicicleta. O cão da melancolia, enfim, passa a segui-lo, com suas orelhas caídas e latido baixo, quando ele tem "seu belo rosto acabado".

Após passar por uma única consulta com uma psicóloga e prometer a seus pais que faria o que eles quisessem se ele não precisasse mais voltar ali, nosso personagem se dedica aos estudos e se forma em jornalismo. Seu primeiro emprego foi cuidar da editoria de cidade e social. Falava daqueles com status, poder, ocos por dentro e que somente se importavam com os ecos de suas badalações. Foi numa dessas badalações que ele conheceu aquele ser andrógino, de uma beleza singular, que o iniciou em sua história de morte em vida e de vida em morte.

Ao aceitar que Lúcio o transformasse, ele abre mão de diversas coisas. Ao aceitar que está vivo na morte, pôs-se a chorar com as consequências de seu ato.

É na morte que nosso personagem parte para várias descobertas ocultas pelo manto da escuridão. Ele quer entender como a vida vampírica funciona, como sobrevive. Quer mergulhar nos prazeres proporcionados pela acentuação de sua beleza, pelo desabrochar de sua sedução.

Toda sua impetuosidade guardada da adolescência aflora em seus ataques por sangue, sobrevivência. E sentir o fluir da vida de cada pessoa em seu corpo é um choque profundo em seus sentidos. Diferentemente de Lúcio, seu corpo não está totalmente preparado para receber o impacto de toda vida que suga com seus caninos.

Em "O silêncio das mariposas", Juliano Schiavo trata de forma sensual, quase erótica, os ataques vampíricos. Mas o livro é mais profundo. É para fazer as pessoas pensarem em até que ponto a sinceridade pode afetar alguém e a medir nossas escolhas. Aquela máxima de "toda ação tem uma reação" é bem explorada pelos sacrifícios de nosso personagem; bem exemplificada quando ele toma consciência de que não mais pode ter sua vida de volta ao se entregar para a futilidade da beleza eterna.

Serviço do livro

O silêncio das mariposas
Autor: Juliano Schiavo.
Páginas: 214.
ISBN: 9788579611506.
Editora: Multifoco pelo selo Anthology.

Sinopse do Skoob:

O livro traz em suas páginas uma personagem sem nome e sem sexo, que revela o sofrimento e os prazeres de sua vida em morte. Transformada em vampiro, seus instintos e sensações se aguçam. Os relatos, que parecem ter sido sussurrados, oferecem ao leitor um retrospecto da infância da personagem até o desfecho de sua história.

Blog: http://www.osilenciodasmariposas.blogspot.com
Twitter do autor: http://twitter.com/julianoschiavo