sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Resenha por leitor

Mais uma super resenha do livro, feita pelo Vinicius . Confira:


“O Silêncio das Mariposas”, um título enigmático para um conto introspectivo. Quando li a proposta do livro logo me interessei para saber como a história ia ser desenvolvida em um cenário vampiresco, já que hoje em dia essa temática está em evidência e estão saindo mais e mais volumes com a mesma abordagem, se utilizando dos mesmos clichês. Isso é algo que não pode ser dito da obra.
O autor desenvolveu sua narrativa de um modo curioso, em nenhum momento sabemos informações como sexo, lugar de origem e qualquer outro detalhe do personagem principal que muitos julgariam serem cruciais, porém, isso deixou a obra como um convite à nos colocarmos no lugar desse personagem, sem barreiras de questões sociais, credos, ou raças, sendo essas questões abordadas no livro.
Interessante o modo como o conto começa em um episódio na infância do personagem, onde dali seria desenvolvida toda a abordagem de fatos sociais aplicados tanto na história, como em nosso cotidiano no nosso “mundo real”. Desde sua infância o protagonista vive o dilema que muitos de nós vivemos entre a sinceridade e a boa educação, vendo-se obrigado a moldar suas máscaras para se adequar à vida em sociedade.
Quando pensa que encontrou seu lugar em um mundo de indiferença (embora ainda tenha problemas para aceitar sua nova condição de “vida”), se vê obrigado a mais umas vez ter que se fantasiar de máscaras e a interpretar o teatro da vida para sobreviver em sua vida em morte e lidar com seus conflitos interiores. Em suas vítimas procura mais que somente o jorrar de seus sangues, mas sim sentimentos e características que não sentira quando era humano.
Juliano provou que domina a perícia em descrever os desejos e as sensações mais distintas de um ser humano, ou vampiro, dando um choque de realidade às emoções descritas pelo personagem, algo que geralmente se vê (ou passa pelas edições) em livros hoje em dia. Problemas de edição podem ser vistos para pessoas que entendem do assunto, mas particularmente para mim só sobrou o grande senso de boa literatura que atravessou possíveis barreiras de erros e espero que possamos aproveitar mais das histórias desse grande escritor em ascensão.

2 comentários:

  1. O autor do livro ,o Juliano, é um rapaz muito inteligente, não o conheço pessoalmente mais o cara é o cara. Espero que ele consiga alcançar ou esteja conseguindo alcançar o esperado com o lançamento de sua obra. Os bons artistas precisam ser reconhecidos por esse brasilzão, ou melhor, pelo mundão.Sucesso!
    Eita ia esquecer,a sua resenha ficou da hora.

    ResponderExcluir
  2. Aee, valeu! O problema é ser o cara e me confundirem com o cara do mensalão rsrsrsrs

    ResponderExcluir