quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Livro O Silêncio das Mariposas traz drama psicológico, com sangue, sensualidade e vampiros

Vampiros, sangue, sensualidade. Três palavras que se misturam no livro O Silêncio das Mariposas, de Juliano Schiavo (Editora Multifoco, 214 páginas). Para quem gosta de histórias de vampiros, mescladas com ponderações sobre a “vida em morte”, O Silêncio das Mariposas surge no cenário para confundir e, ao mesmo tempo, envolver o leitor. Não há uma grande história. Há apenas relatos. Relatos de uma vida vampira.

Escrito entre janeiro e julho de 2.009, o livro traz em suas páginas uma personagem sem nome e sem sexo, que revela o sofrimento e os prazeres de sua vida em morte. Transformada em vampiro, seus instintos e sensações se aguçam. Os relatos, que parecem ter sido sussurrados, oferecem ao leitor um retrospecto da infância da personagem até o desfecho de sua história.

“Trata-se de uma pessoa que não consegue amar ninguém e apresenta traços de sociopatia. Conquista a todos com seu sorriso, mas não se suporta mais. A vida, para ela, tornou-se um Baile de Máscaras, sendo necessário representar o tempo todo”, explica o autor.

De acordo com Schiavo, o título do livro O Silêncio das Mariposas é uma metáfora. As mariposas representam a ansiedade, pois vivem a se debater no estômago da personagem. Já o silêncio é o que tanto ela almeja: uma busca pelo fim de seu sofrimento tão latente.

“Nos relatos da personagem, há momentos de euforia e outros de depressão. Uma bipolaridade não tão acentuada, mas presente, que molda sua personalidade. A trama tem um tom psicológico, de conflito mental, envolvendo drama, aventura, medo, angústia, prazer, sensualidade e reflexão. E é a partir da transformação vampira que todos esses pontos se unem e fazem com que a personagem, sem nome e sem sexo, relate sua vida e destaque seus sabores e dissabores”.

A inspiração para a história veio de alguns livros. “O que mais me motivou a escrever foi O Apanhador no Campo de Centeio, de J. D. Salinger, com seu Holden Caufield – um adolescente em busca de seu eu. Também não posso deixar de destacar o livro O Perfume, de Patrick Süskind, com seu Jean-Baptiste Grenouille, de personalidade sociopática. Para a criação das personagens vampiras, me inspirei em Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice, com seu vampiro de Louis Pointe du Lac, que tem característica introspectiva”.

O autor - Juliano Schiavo nasceu em Americana – SP no dia 22 de julho de 1987. É formado em jornalismo e atualmente cursa pós-graduação em Jornalismo Contemporâneo na Unimep - Piracicaba e graduação em Ciências Biológicas na UFSCar - Araras. Trabalha com assessoria de comunicação. É autor dos livros Sociedade do Lixo (livro-reportagem sobre lixo) http://verd.in/0ic e Consternado (literatura adulta) http://verd.in/cw9, ambos disponíveis para download

Como adquirir?
Para os interessados em adquirir a obra, com desconto e dedicatória, pode-se entrar em contato com o autor pelo e-mail jssjuliano@yahoo.com.br

Blog de divulgação
http://www.osilenciodasmariposas.blogspot.com/

Book trailer
http://verd.in/lqd

Resenhas feitas por leitores
Janine Stecanella – Caixias do Sul – RS http://verd.in/kyp
Vinícius Correia Vilela - São Paulo - SP http://verd.in/wxr
Victor Brum – Niterói – RJ http://verd.in/yre
Jota Marques – Americana – SP http://verd.in/gl5
Marcinhow e os livros - SP - http://verd.in/3ai

Trechos do livro:
Páginas 162-166 http://verd.in/1kz
Páginas 167-169 http://verd.in/j27
Página 87 http://verd.in/5jw
Página 170 http://verd.in/nxs

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

10 livros de 2010 por Janine Stecanella




O Livro O Silêncio das Mariposas figura numa lista dos 10 livros que a Janine Stecanella mais gostou no ano de 2010. É um verdadeiro orgulho saber que o livro agradou.


Retirado do blog da Janine Stecanella:

10 livros de 2010 Olá guris e gurias, tudo bem?


Sei que falta uma semana para o fim do ano, mas já vou postar minha lista dos 10 livros que gostei de 2010. São livros de vários estilos diferentes lidos ao longo desse ano. Espero que gostem e quem quiser, faça a sua lista e depois mande o link aqui nos comentários.
^-^


1. A Revolução do Bichos
2. O Hobbit
3. Fade
4. Sussurro
5. Doidas e Santas
6. O silêncio das Mariposas
7. O Restaurante no fim do Universo
8. Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios
9. Diários do Vampiro - A Fúria
10. Identidade

Do blog Marcinhow e os Livros


O Silêncio das Mariposas.
De: Juliano Schiavo
Editora: Anthology
215 Paginas.


Sinopse: O livro traz em suas páginas uma personagem sem nome e sem sexo, que revela o sofrimento e os prazeres de sua vida em morte. Transformada em vampiro, seus instintos e sensações se aguçam. Os relatos, que parecem ter sido sussurrados, oferecem ao leitor um retrospecto da infância da personagem até o desfecho de sua história.


“?” Como já foi dito na sinopse, é um ser sem nome e sem sexo, que desde criança, apresenta uma personalidade um tanto diferente... Na adolescência “?” se descobre Narciso, ? é totalmente apaixonado por ? mesmo... E como se tudo isso já não fosse muito, ? se transforma em um vampiro.


Sem duvida nenhuma, essa é uma das resenhas mais difíceis que eu já fiz, pois eu não sei se gostei ou não, muito menos se entendi ou não... O Livro não é difícil, mas não deixa de ser complexo, além de estar recheado de conflitos internos.
O que mais me prendeu no livro foi a minha ânsia em saber se o personagem era homem ou mulher, e nesse ponto o autor está de parabéns, pois ele brinca com a nossa mente, hora soltando informações que dá a entender que se trata de uma mulher, e hora dando indícios de que se trata de um homem.


Se você gosta de livros que contenha conflitos psicológicos e vampiros do estilo clássico, que dormem em caixões e que se queimam com a luz do sol, esse livro é para você.

Retirado do: Blog Marcinhow e os livros

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Resenha - Blog da Janine Stecanella




Apenas o silêncio das mariposas pode ser alcançado – mesmo que cause dor e desconforto. E tudo por causa de um beijo, um beijo vampiro, num baile de máscaras, numa noite em que a lua cheia banhava o céu com uma cor prateada. E, neste turbilhão de sensações e metáforas, eis que o drama se inicia e se desenrola numa teia tecida por relatos de uma face sem sexo e sem nome, apenas com uma cicatriz.

Antes de falar sobre o livro, preciso deixar claro que ele não tem nada de parecido com essa nova “versão” de vampiros!

O silêncio das Mariposas está entre os melhores livros que li esse ano. E existem várias razões para isso. A primeira delas é que os dois personagens principais não tem nome e nem sexo. E isso não foi motivo de estranheza, pelo contrário, o que mais conta no livro é a personalidade deles, que fica muito bem definida ao longo do texto.


A segunda razão é a densidade da história. O autor Juliano Schiavo realmente me surpreendeu com a maturidade do livro, coisa que não é comum em autores jovens. O terceiro ponto são as metáforas. O título é a principal e mais importante metáfora do livro que fica totalmente esclarecida na última página.


E posso destacar aqui o quarto ponto, onde o personagem principal, que ao longo de toda a história, conserva uma frieza em relação a tudo e todos, termina como devia terminar. E não quero dizer que o fim é previsível, quero dizer que ele sempre soube o caminho que escolhera e por mais que tentasse retardar as conseqüências, uma hora, elas chegariam. E chegaram!


E por fim [só nesta resenha] o quinto e essencial ponto: esse livro é um conjunto de sentimentos e metáforas que é IMPOSSÍVEL ficar indiferente à mensagem. E as mariposas, também me acompanham desde criança. Pelo motivo inverso ao do livro, mas o sentimento, o mesmo! É uma obra de ficção com uma dose surreal de realidade.


Como esse livro tem muitos trechos interessantes, vou postar alguns aqui. E depois, espero que todos tenham a oportunidade de ler. Por isso comentem bastante que eu choro pro Juliano fazer uma promoção com o blog!


Senti meu mundo diminuído, pequeno, estranho. Havia recebido um grande golpe por causa de um questionamento que mais tarde eu (talvez) entenderia: por que as pessoas falam que a sinceridade é a coisa mais bonita, mas nos ensinam que às vezes é necessário usar da falsidade, da hipocrisia e se esconder em inverdades, sempre agradecendo com um sorriso?
Página 10


Jornalismo é um ofício invasivo, que cutuca as feridas, penetra aos poucos pela derme e, finalmente, vaga pela corrente sanguínea de suas vítimas. Quando chega ao coração, integra-se ao palpitar. Fica alojado ali, como um verme, esperando ansiosamente por mais informações para se nutrir.
Página 24


- É a mesma sensação de adolescência para a vida adulta. Uma dúvida. Muitas dores. Nunca sabemos o que somos. São as ações que nos definem aos olhares alheios. E são os desejos ocultos que nos definem para nós mesmos.
Página 44

O prazer, sempre. A dor, às vezes. O questionar da vida, jamais.
Página 137



O silêncio das Mariposas
Autor: Juliano Schiavo
Editora: Anthology [Multifoco]
Edição: 2010
Retirado do blog: Janine Stecanella



sábado, 11 de dezembro de 2010

Repercussão do livro

Abaixo, uma listagem de locais onde o livro O Silêncio das Mariposas foi mencionado. O livro tem chamado atenção de diversos meios de comunicação. Um verdadeiro orgulho.


O Silêncio das Mariposas ganha moção de aplausos http://verd.in/ec3

Jornais e Revistas
Jornal O Liberal – Americana – SP http://verd.in/ugq http://verd.in/rbh
Jornal Tribuna Piracicabana - http://verd.in/1kl
Catálogo da Revista Fantástica http://verd.in/k0e
Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos http://verd.in/5ve
Isca – Em Foco na Web http://verd.in/nbn
Revista Fantástica - Agosto http://verd.in/xlw
UNIMEP Jornal http://verd.in/ijp

Sites
Estronho http://verd.in/l2g
Infernoticias http://verd.in/rwp http://verd.in/chv
Isca Faculdades http://verd.in/483
Novo Momento http://verd.in/ndv
Prefeitura de Araras http://verd.in/4hb
Universia Brasil http://verd.in/3cs
UNIMEP http://verd.in/nis
UFSCar http://verd.in/ekf
São Carlos em Rede http://verd.in/frb
Site Brasil Fashion News http://verd.in/zty
Sombrias Escrituras http://verd.in/eth

Blogs
Blog da Vampira http://verd.in/o9g
Café de Ontem http://verd.in/mao
Catacréstico http://verd.in/k91
Contos Grotescos http://verd.in/f82
Leituras e Fofuras http://verd.in/y7l
Listas Literárias http://verd.in/mgw
Literária 15, de Luís Delgado http://verd.in/z4y
Litteratus http://verd.in/8co
Marcinhow e os Livros http://verd.in/w28
Mensagens do Hiperespaço http://verd.in/0eq
Meu Mundo em Suas Mãos http://verd.in/fyk
O Casarão e Literatura Diversa http://verd.in/uki
Toca do Jota http://verd.in/d9u