domingo, 24 de abril de 2011

Viaje na Leitura

Direto do blog Viaje na Leitura.
Resenha feita por Pricila Beletato

SÁBADO, 16 DE ABRIL DE 2011

O Silêncio das Mariposas - Juliano Schiavo

"Minhas mãos tremiam. Amassei as folhas de jornal e as joguei na parede. O que foi que fiz? - indagava-me. Caí de joelhos e lágrimas rolavam por minha face. Não compreendia o que tinha feito, mas minhas escolhas agora colhiam os frutos, mesmo que dolorosos." (p.41)


Livro: O Silêncio das Mariposas
Autor: Juliano Schiavo
Editora: Multifoco
Selo: Anthology
Categoria: Literatura Nacional/Ficção
ISBN: 9788579611506
Páginas: 214
Lançado: 2010






O Silêncio das Mariposas é mais uma obra nacional que venho trazer para vocês.

Esse é um livro com a temática “vampiros” tratada de uma forma um pouco diferenciada, se trata de uma história mais focada em sensualidade e sangue, e não em romances entre adolescentes como temos visto ultimamente.
Abrange bastante a questão psicológico, pois traz no recém transformado em vampiro toda uma busca de aceitação e entendimento sobre sua nova questão de existência.

“Não sei o que sou, nem mesmo o que me tornei. Também não entendo os motivos que me fizeram chegar aqui onde estou. Foram apenas passos, talvez desconcertados, que dei. (...)A única coisa que peço é perdão por ter existido e por minhas ações, que nada modificaram o mundo para melhor.” (p. 5)

Muitas resenhas vem comentando que não dá pra se identificar ao certo se o personagem principal é homem ou mulher, e até pelo que eu entendi essa é a intenção do autor, embora eu tenha imaginado muito claramente (imaginação fértil-rs)
Vamos lá falar dos personagens...

O primeiro personagem é alguém mesquinho e superficial, se importa apenas com a aparência até o dia em que sofre um acidente e acaba ficando com uma cicatriz na face. É um personagem indiferente ao mundo, que pouco se importa com as pessoas e ele mesmo deixa claro em sua narrativa esse seu ponto de vista:

“E foi nesse dia que consegui enxergar algo escondido em meu interior, que agora fora lapidado: a vida das pessoas era-me indiferente. Pouco me importava se elas eram felizes ou tristes, sadias ou doentes. O que desejava era apenas usá-las para as minhas conivências, nada além dissso.”(p.25)

Em uma determinada festa o personagem principal acaba conhecendo um outro personagem, Lúcio, o qual é mais velho e é um vampiro. Sem muita explicação (o que eu acho que deixou um pouco a desejar), o pescoço é oferecido ao vampiro que o transforma também em um ser noturno.
A partir daí surge no protagonista uma busca de entendimento sobre ­sua nova condição de vida, seu futuro, seus erros, seus desejos, especialmente o desejo de sangue e a busca de prazer.
Achei o livro com uma temática bem diferente, essa questão mais psicológica, mais atual e real... muito legal isso. No entanto, o autor tende a usar uma linguagem muito formal, o que eu, na minha mais singela opinião, achei que tirou um pouco da espontaneidade do texto e acabou em alguns momentos deixando a leitura de alguns trechos cansativa, mas apesar disso a história acabou me despertando o interesse.
Fica a dica de mais um livro nacional!


Nenhum comentário:

Postar um comentário